domingo, 24 de maio de 2009

Desafio 2 - discursiva - específica

1) UFF
Existem dúvidas em torno da caracterização do Estado Absoluto em França, na época de Luis XIV. O empenho do rei em associar a França aos Tempos Modernos, promovendo o progresso e transformando o país em modelo de civilização, embaralha a definição do seu reinado e dificulta sua inclusão na idéia de Antigo Regime.

Com base no texto, caracterize o Antigo Regime francês nos níveis político, econômico e social.

2)UFV

Jean Jacques Rousseau, escritor francês do século XVIII, no famoso ensaio "Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens", publicado em 1754, escreveu: O primeiro homem que cercou uma porção de terra e disse: isto é meu, e encontrou gente suficientemente tonta para acreditar nele, foi o verdadeiro fundador do Estado.

Com essa frase, Rousseau ampliava uma nova forma de explicar a gênese do Estado, relacionada à propriedade privada. No entanto, até então, vigorava uma outra concepção a respeito da origem do Estado. Explique-a, considerando suas principais características e conseqüências.

3)Unicamp

Na emissão de suas primeiras moedas, os EUA decidiram pelo uso de símbolos como a corrente, a águia, as estrelas e a imagem de uma mulher representando a Liberdade. Decidiu-se diferenciar o dólar americano de outras moedas, como as inglesas que traziam o retrato do monarca George III. (Adaptado de Jack Weatherford, "História do Dinheiro". São Paulo: Negócio Editora, 1999, p. 123-4).

a) O que essa primeira emissão de moedas simbolizava?
b) Mencione dois motivos centrais da disputa entre a Inglaterra e sua colônia na América que resultaram na independência dos EUA.

c) O dólar tornou-se um padrão monetário internacional ao final da Segunda Guerra Mundial. O que isso significou?

4) UFF

Christopher Hill, historiador inglês especializado no século XVII, ao examinar a sociedade e a política inglesa do período, denominou-o século da revolução. Sabe-se que esta revolução a que se refere o autor foi modificadora não somente do perfil da sociedade mas contribuiu, com seus reflexos, para a transformação da Inglaterra e do Novo Mundo.
A partir da referência apresentada, responda:

a) Qual a instituição inglesa, organizada em duas câmaras, que representava os interesses da sociedade, dificultando a ação centralizadora dos monarcas?

b) Quais as conseqüências do processo revolucionário inglês na ocupação do território norte-americano e qual o papel dessa ocupação no movimento de independência dos Estados Unidos?

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Enem 2009 - você não tem nada a perder!

Pare de ler besteira. Vá direto à fonte oficial para tirar suas dúvidas:

http://www.enem.inep.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=83&Itemid=125


Saiba quais são as instituições do Sudeste que aderiram e como:

http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1161690-5604,00-MEC+ATUALIZA+BALANCO+DE+INSTITUICOES+QUE+VAO+ADERIR+AO+ENEM.html


quinta-feira, 14 de maio de 2009

desafio - discursiva - específica

1)
Jan Huss (1370 – 1415) foi um padre que se preocupou em traduzir o texto bíblico em outras línguas e denunciou o comportamento dos clérigos católicos. A pregação por ele empreendida, ao longo da Boêmia, motivou a violenta reação das autoridades do Sacro-Império Germânico que ordenaram sua morte pela fogueira. A morte de Huss deu origem a um movimento popular conhecido como hussismo. A grande maioria de seus integrantes eram camponeses pobres insatisfeitos com sua condição de vida. 

O movimento renascentista também deu passos importantes no questionamento do papel exercido pela Igreja Católica.
a)    Explique a afirmativa acima, deixando claro na sua resposta o nome de dois renascentistas ligados às ciências que tenham fortalecido os “passos” acima mencionados.

b)    Um folósofo do século XIX, Max Weber escreveu um livro cujo título é “A ética protestante e o espírito do capitalismo”.

Explique o sentido dado pelo autor neste título.

2) Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789. Este documento é um manifesto contra a sociedade hierárquica de privilégios da nobreza, mas não um manifesto a favor de uma sociedade democrática e igualitária. "Os homens nascem e vivem livres e iguais perante as leis", dizia seu primeiro artigo; mas ela também prevê a existência de distinções sociais, ainda que "somente no terreno da utilidade comum". A propriedade privada era um direito natural, sagrado, inalienável e inviolável. Os homens eram iguais perante a lei e as profissões estavam igualmente abertas ao talento; mas, se a corrida começava sem empecilhos, pressuponha-se como fato consumado que os corredores não terminariam juntos. A declaração afirmava (posição contrária à hierarquia da nobreza ou absolutismo) que "todos os cidadãos têm o direito de colaborar na elaboração das leis"; mas "tanto pessoalmente como através de seus representantes". E a assembléia representativa que ela vislumbrava como o órgão fundamental de governo não era necessariamente uma assembléia democraticamente eleita, tampouco, no regime que estava implícito, pretendia-se eliminar os reis.
    (Eric Hobsbawm)

a) Explique o contexto histórico em que se produziu a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789 e, estabeleça uma relação entre o texto e a classe social que o autor defende como beneficiada na Revolução?


b) Explique porque o texto apresenta uma idéia paradoxal de democracia.