sexta-feira, 26 de junho de 2009

terça-feira, 23 de junho de 2009

desafio rápido

1)       Ao longo do século XIX é possível identificar algumas tentativas de integração européia, que não alcançaram grande repercussão. A idéia de uma Europa unida estava ainda distante. Segundo Bismark, Chanceler da Prússia e depois da Alemanha, "quem fala de Europa, se equivoca. Noção geográfica... ficção insustentável."

Contudo, na segunda metade do século XX, se fortaleceu a proposta de uma maior integração econômica e política do continente, com a assinatura do Tratado de Roma e a constituição da comunidade Econômica Européia (CEE).

Explique o pensamento de Bismarck, exposto acima, relacionando-o à Unificação Alemã.

 

2) Referindo-se aos acontecimentos ocorridos em Paris no ano de 1871, assim se expressou um militante socialista: "Eis o que significaram os acontecimentos de 18 de março. Eis por que esse movimento é uma revolução, eis por que todos os trabalhadores o reconhecem e aclamam".

 

a) A que movimento político a citação faz referência?

 

b) Explique o que foi esse movimento.

 

c) Qual foi sua importância para o movimento socialista até o período inaugurado com a Revolução Russa de 1917?

terça-feira, 2 de junho de 2009

propaganda interessante

as revoluções inglesas

1) UniRio
Durante a Revolução Inglesa, no contexto da República de Cromwell, surgiram dois movimentos radicais ligados ao chamado "Exército de Novo Tipo", os quais foram denominados de levellers (niveladores) e diggers (cavadores). Embora ligados a uma "nova ideologia popular" da revolução, esses grupos se diferenciavam no tocante às suas reivindicações, sendo correto afirmar que os:
a) diggers eram considerados moderados por serem contrários à liberdade religiosa e limitavam-se a defender a igualdade jurídica.
b) diggers opunham-se à propriedade particular do solo e defendiam a posse comunitária das terras da Coroa e dos terrenos ociosos.
c) levellers eram conhecidos como grupo radical por defenderem o sufrágio universal e a ocupação à força das terras ociosas.
d) levellers eram contra a liberdade religiosa por acreditarem que a religião era um obstáculo à realização de uma verdadeira transformação revolucionária.
e) levellers e os diggers eram favoráveis à continuidade da política dos Enclousures, por acreditarem no seu caráter de democratização de acesso à terra.
2) Analise as afirmações a seguir acerca da Revolução Inglesa do século XVII.

I. Significou o rompimento com um passado pré-industrial e a construção de um modelo econômico baseado na exportação de capitais para as nações menos desenvolvidas.
II. Representou a instalação de uma ordem política marcada pela destruição do absolutismo monárquico e pela afirmação de um regime dominado pela burguesia.
III. Manifestou, com a Revolução Gloriosa, a constituição de uma aliança entre a monarquia parlamentar e os interesses da burguesia inglesa.

Assinale a alternativa correta.
a) Somente I e II são verdadeiras.
b) Somente I e III são verdadeiras.
c) Somente II e III são verdadeiras.
d) Somente I é verdadeira.
e) Somente III é verdadeira.
3) A REVOLUÇÃO GLORIOSA, ocorrida na Inglaterra entre 1688 e 1689, interrompeu o reinado de Jaime II e colocou no trono inglês um príncipe de Holanda, Guilherme de Orange. Entre os fatores que levaram à revolução estão as lutas entre o poder real e o parlamento, a necessidade de superação do absolutismo e lutas religiosas. Aponte os principais reflexos da REVOLUÇÃO GLORIOSA em termos de transformação política e econômica da Inglaterra e do mundo como um todo.
4)Unicamp    
A Revolução Gloriosa selou um compromisso entre a burguesia e a nobreza proprietária de terras, fortaleceu o Parlamento, e criou condições favoráveis ao desenvolvimento econômico inglês e à instauração do capitalismo industrial na Inglaterra.

a) Explique os interesses dos seguintes sujeitos sociais na Revolução Inglesa: monarquia, nobreza e burguesia.
b) De que maneira a Revolução Inglesa contribuiu para fazer da Inglaterra a maior potência econômica da época?