quinta-feira, 14 de maio de 2009

desafio - discursiva - específica

1)
Jan Huss (1370 – 1415) foi um padre que se preocupou em traduzir o texto bíblico em outras línguas e denunciou o comportamento dos clérigos católicos. A pregação por ele empreendida, ao longo da Boêmia, motivou a violenta reação das autoridades do Sacro-Império Germânico que ordenaram sua morte pela fogueira. A morte de Huss deu origem a um movimento popular conhecido como hussismo. A grande maioria de seus integrantes eram camponeses pobres insatisfeitos com sua condição de vida. 

O movimento renascentista também deu passos importantes no questionamento do papel exercido pela Igreja Católica.
a)    Explique a afirmativa acima, deixando claro na sua resposta o nome de dois renascentistas ligados às ciências que tenham fortalecido os “passos” acima mencionados.

b)    Um folósofo do século XIX, Max Weber escreveu um livro cujo título é “A ética protestante e o espírito do capitalismo”.

Explique o sentido dado pelo autor neste título.

2) Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789. Este documento é um manifesto contra a sociedade hierárquica de privilégios da nobreza, mas não um manifesto a favor de uma sociedade democrática e igualitária. "Os homens nascem e vivem livres e iguais perante as leis", dizia seu primeiro artigo; mas ela também prevê a existência de distinções sociais, ainda que "somente no terreno da utilidade comum". A propriedade privada era um direito natural, sagrado, inalienável e inviolável. Os homens eram iguais perante a lei e as profissões estavam igualmente abertas ao talento; mas, se a corrida começava sem empecilhos, pressuponha-se como fato consumado que os corredores não terminariam juntos. A declaração afirmava (posição contrária à hierarquia da nobreza ou absolutismo) que "todos os cidadãos têm o direito de colaborar na elaboração das leis"; mas "tanto pessoalmente como através de seus representantes". E a assembléia representativa que ela vislumbrava como o órgão fundamental de governo não era necessariamente uma assembléia democraticamente eleita, tampouco, no regime que estava implícito, pretendia-se eliminar os reis.
    (Eric Hobsbawm)

a) Explique o contexto histórico em que se produziu a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789 e, estabeleça uma relação entre o texto e a classe social que o autor defende como beneficiada na Revolução?


b) Explique porque o texto apresenta uma idéia paradoxal de democracia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário